Hoje escrevo sobre uma das coisas mais importantes para as pessoas que querem ganhar massa muscular, e não estou falando de treinamento e sim, sobre a alimentação. Não adianta nada um sujeito que tem como objetivo o aumento da massa magra, podendo até ter um ótimo personal trainer, com o melhor treinamento para aquele indivíduo, se a alimentação dele não estiver agregada ao respectivo objetivo. Se a alimentação do indivíduo não possui os subsídios necessários (Carboidrato, Proteína, Lipídios, Minerais e Vitaminas), exemplo disso seria uma falta de matéria prima, sem esses subsídios não tem como aumentar a massa muscular. Se pensarmos em uma casa precisa de tijolos, cimento, areia, água, entre outros materiais de construção, e todos estes materiais, são contados, ou seja precisa de uma quantidade de tijolos, de cimento e assim vai, se faltar os tijolos não se pode comprar mais cimento que não adiantara, cada material tem o seu objetivo, e isso é a mesma coisa com o nosso corpo, tudo tem que ser calculado, se for construir uma casa pequena precisa de muitos tijolos, se for construir uma mansão seria necessário uma quantidade muito maior, para a estrutura da casa ser maior. Essa relação eu coloquei como comparação ao corpo com massa muscular, no caso da casa pequena um corpo com 50 kgs de massa muscular, e na mansão um corpo com 90 kgs de massa muscular, cada indivíduo destes deve ingerir uma quantidade de proteína diferente para conseguir aumentar a massa muscular (Tijolos). Alguns estudiosos afirmam que a ingestão deve ser de 1,5 a 2,0 g de proteína/peso corporal, mas em casos de pessoas com uma estrutura bem desenvolvida outros autores afirmam ter a necessidade de usar 2,0 a 3,0 g de proteína/peso corporal.
Um outro exemplo, muito ocorrido é quando o cara treina muito bem, mas não se alimenta direito, ocorre isto:
Supondo que vc tenha um cartão de crédito sem limites para gastar, neste caso seria o “treinamento”, você vai e compra um carro com esse cartão, que seria o “esforço”, agora o que falta é a seguradora do cartão aprovar a compra, que seria a sua “alimentação”, se aprovar você compra o carro, ou seja, consegue ganhar massa muscular, mas se não tiver dinheiro no banco, neste caso a alimentação diária para o esforço feito naquele dia, não tem como comprar, ou seja, no final do dia quando você estiver dormindo, não terá proteínas suficientes para a reconstrução muscular, e então vc fica com a mesma quantidade ou até menos.
Querendo ou não a alimentação é 70% do esforço para alcançar o objetivo, o indivíduo deve organizar a alimentação com a quantidade ideal de proteínas, carboidratos e gorduras para ter um bom desenvolvimento. Podendo utilizar suplementos alimentares para ajudar nesta ingestão diariamente, para aquelas pessoas que não tem tempo de ter uma alimentação solida durante o dia. Não entrarei ao fundo nesta questão porque não é minha area, neste caso consulte um nutricionista para desenvolver um cardápio elaborado com as atividades do seu dia-a-dia!
Até Mais!!!
Abração, Mitsuo!!