Para quem este cansado do treinamento convencional da academia com uma lista de exercícios e aeróbico no final, pode optar por este método que melhora a queima de calorias, é o treinamento de circuito ou “Circuit Training”, podendo ser feito por alunos intermediários e experientes, dependendo da intensidade planejada pelo treinador ou professor de academia. Devido a grande elevação da frequência cardíaca durante o treinamento, por onde são feitas combinações de exercícios de membros superiores, inferiores, abdominais e aeróbicos, geram uma resposta ao corpo de grande esforço ao organismo pelo fato do individuo não dar aqueles intervalos durante os exercícios, provocando um aumento da frequência cardíaca, da temperatura corporal e da respiração. Além de aumentar a força, a resistência muscular, o condicionamento cardiorrespiratório do individuo, devido ao trabalho com intensidade proporciona um aumento da Taxa de Metabolismo Basal, ou seja, tirando aquela horinha que você esta na academia gastando calorias, você também provoca o aumento deste gasto no restante das horas do dia em que você esta trabalhando, estudando, etc.
O treinamento de circuito pode ser feito de varias formas, desde vários circuitos pequenos ou até mesmo um grande ciclo de exercícios que são realizados de 2 a até 5 vezes. Na escolha dos exercícios, podemos dar ênfase a um treino de hipertrofia utilizando exercícios do mesmo grupamento muscular para gerar uma sobrecarga no musculo, alternando com abdominais ou exercícios de outro grupo muscular, pelos exercícios de resistência muscular localizada que a característica é de ter um alto numero de repetições juntamente com exercícios aeróbicos como a esteira, a bicicleta, o elíptico ou pular corda. Tudo depende da criatividade e conhecimento do professor, para que a montagem do programa seja feito de forma estratégica para um melhor aproveitamento, como também do nível em que o aluno se encontra, da localização dos aparelhos da academia, evitando utilizar aparelhos que ficam muito longe um do outro, uma ideia é usar aparelhos e exercícios de peso livre (halteres e barras).
A melhor maneira de começar este tipo de treinamento é conversando com o seu professor ou instrutor de academia para discutir a possibilidade de iniciar um programa de circuito para que ele possa montar um treino, fazer uma avaliação física e médica completa, ter um ótimo tênis de amortecimento para realizar os exercícios aeróbicos, utilizar um monitor de frequência cardíaca, necessário para saber como anda seus batimentos cardíacos durante o exercício e ter muita disposição, por este tipo de treinamento exigir mais do individuo.
Até mais!
Mitsuo
Exelente post,um circuito é sempre bom para não desencorajar os alunos, deixa os treinos mais desafiadores e motivantes.
ResponderExcluirValeu pelas dicas Mitsuo
Abraço.