Na academia muitas vezes os alunos me perguntam sobre um tema que é um dos principais objetivos da maioria das pessoas que praticam exercícios em academia, a famosa pergunta “como fazer para definir o abdômen”. Nesta matéria eu gostaria de esclarecer um pouco a dúvida que muitos têm a respeito deste músculo que deve ser reconhecido tal importância.
Todos nós possuímos este músculo, o que difere entre uma pessoa com o famoso “Tanquinho” e outra com um abdômen sem definição é o percentual de gordura que cada um possui e a gordura localizada nesta região. Um problema que ocorre em todas as academias é que as pessoas não sabem a verdadeira razão pela qual fazem os exercícios abdominais, elas realizam um exercício para o abdômen achando que vão conseguir definir o mesmo, executando muitas repetições que não são necessários para tal objetivo, afinal executar muitas repetições apenas aumentaria a resistência abdominal e não sua definição, pelo motivo do abdômen ser um músculo igual aos outros, você faria 100 repetições para o músculo peitoral ou para os músculos da perna?
Os exercícios abdominais têm duas finalidades:
- · Fortalecer o abdômen o que é muito importante, pelo motivo de ser um músculo que ajuda na estabilização da coluna, ou seja, auxilia na manutenção da nossa postura podendo aumentar a performance de alguns exercícios como corridas, além de proteger órgãos internos.
- · Aumentar a massa muscular do abdômen o que vai deixar o visual dos famosos “gominhos” do abdômen mais sobressaltado.
Uma pessoa que não tem um percentual de gordura elevado, pode apenas utilizar alguns exercícios para o abdômen para aumentar a massa muscular da região e a utilização de cargas para aumentar o estimulo do exercício proporcionando um melhor nível de hipertrofia muscular (Ganho de massa).
Para um individuo que tenha uma camada de gordura na região abdominal mais acentuada definir o abdômen, ele deve ter uma redução calórica em sua dieta para que a pessoa queime mais calorias do que consome durante o dia, e conciliar a prática de exercícios aeróbicos como caminhadas aceleradas alternando com trotes, corridas, podendo utilizar a esteira, a bicicleta ergométrica ou o elíptico. Lembre- se de procurar um instrutor de academia ou profissional na área de educação física para iniciar um treinamento e um nutricionista para a prescrição de uma dieta.
Até Mais!
Mitsuo
Nenhum comentário:
Postar um comentário