domingo, 12 de junho de 2011

Sarcopenia e Osteopenia







É impossível controlar o tempo, e suas consequências são inevitáveis. O processo de envelhecimento é uma forma natural do ciclo da vida. Nesta etapa, se pensarmos em pontos negativos, surge palavras como fragilidade e fraqueza. Infelizmente não podemos retirar essas palavras desta relação, mas pelo contrario é possível desacelerar o seu aparecimento. 

Porque quando envelhecemos nos tornamos mais fracos e frágeis?

Esta questão pode ser respondida pela relação de dois fatores de ocorrência natural do processo de envelhecimento. O primeiro fator é chamado de Sarcopenia que é caracterizado pela redução da massa e da força muscular do individuo, sendo que a força muscular reduz em média 15% a cada década entre os 60 aos 70 anos e a partir dessa faixa etária, a redução é mais acentuada segundo o Colégio Americano de Medicina dos Esportes. Dependendo do Nível que se encontra a Sarcopenia, o idoso pode apresentar dificuldades para andar e se manter em equilíbrio, dificultando as atividades no dia-a-dia. O outro fator relacionado é chamado de Ospeopenia que é explicado como a perda da massa óssea, causada pela perda de cálcio e em casos mais avançados a Osteopenia é precursora da Osteoporose. Ao combinar estes dois fatores, se não tratados proporcionam uma significativa fragilidade e complicações na qualidade de vida da população idosa. Como exemplo a perda do equilíbrio e possíveis quedas em um individuo pode levar a fraturas, imobilidade e a casos de mortalidade.

Medidas de Prevenção contra Sarcopenia e Osteopenia.

O melhor concelho que se pode dar para todas as pessoas é a pratica de exercícios físicos. A musculação ou Exercício resistido com carga é uma ótima opção para se indicar devido a seus benefícios imediatos, quando executados de forma continua comparados com outras atividades físicas. A musculação desencadeia processos de estimulação e aumento da força, massa corporal e da densidade óssea do individuo, o que facilitara a execução de atividades diárias da população idosa. Outra forma de prevenção para a Osteopenia é a ingestão de uma alimentação rica em cálcio, podendo ser combinado com a prática de exercícios para melhores resultados. 
 


Não se esqueçam, nunca é tarde demais para começar a práticar alguma atividade física!

Um grande abraço!
Mitsuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário