quinta-feira, 21 de julho de 2011

Introdução ao Método de Treinamento – FST-7


Alguns anos atrás foi criado um novo programa de treinamento pelo treinador Hany Rambod ou como é conhecido nos Estados Unidos como “Pro-Creator” o criador de fisiculturistas profissionais. Este novo método de treinamento é utilizado pelo atual Mister Olympia Jay Cutler e “The Gift” (Phil Heath), o que usaram para se preparar para o Mister Olympia em 2009. 
Phil Heath e Mr. Olympia Jay Cutler
  
Quando uma pessoa já com seus 4 anos de academia, com um corpo desenvolvido, com volume muscular e definição, para de fazer academia por algum tempo, perde uma certa quantidade de massa muscular, certo? Mas para ela voltar ao que era antigamente é muito mais fácil, do que uma pessoa que nunca atingiu aquele tamanho muscular, isso se chama memória muscular, ou seja, o musculo volta ao tamanho que algum dia já chegou mais facilmente, ao contrario daquele individuo que ainda tem que alcançar tal medida.  Um exemplo rápido, uma mulher com medida da circunferência da coxa é de 60 cm, após um período de pausa de 2 meses ela perdeu 4 cm de coxa, voltando aos 56 cm, mas após voltar a treinar em 3 semanas ela voltou aos 60 cm, bem rápido, não é verdade? Agora se uma mulher que nunca atingiu 60 de coxa, for treinar para alcançar vai demorar muito tempo. Por que isso? A ocorrência deste fato é feito pro processos dentro do próprio musculo que são a criação de novos núcleos dentro de um miócito muscular (Célula), mas também pelo alongamento da fáscia muscular, que é um tecido que reveste o musculo. Ou seja, quando treinamos para aumentar o braço até os 40 cm demora algum tempo, mas para ultrapassar aos 43, 44 cm demora muito mais, não é mesmo? Infelizmente isso ocorre porque quando treinamos aumentamos o tamanho das nossas fibras musculares, mas a fáscia muscular não consegue acompanhar este crescimento, impedindo o musculo de crescer mais.

Então este treinamento FST-7 (Fascia Stretch Training) utiliza técnicas para alongar esta fáscia para que aumente mais o volume muscular. E como fazer isso? 

Quando você esta treinando hipertrofia, ao realizar alguma series de um exercício, ocorre o pump muscular, que é aquele inchaço momentâneo que deixa o musculo maior devido ao acumulo de sangue e substratos energéticos no tecido muscular, ao fazer o musculo inchar ele faz com que a fáscia estique pelo aumento do tamanho que o musculo se encontra, e isso é o principal objetivo do FST-7, fazer com que o musculo fico com o maior pump possível, também podendo alongar entre as séries dos exercícios para que provoque ainda um maior alongamento destas fáscias musculares. Então no ultimo exercício daquela musculatura que você estiver usando o FST-7 deve fazer 7 series de um exercício,  sendo recomendado o uso de exercícios monoarticulares e em maquinas para facilitar a execução das séries, realizando 8 a 12 repetições para cada série, com pausa de 30 segundos, sendo importante não ultrapassar este intervalo. O restante dos exercícios podem ser feitos de forma normal usando 3 a 4 séries de 8 a 12 repetições, lembrando que o FST-7 é usado no final de cada treinamento daquela determinada musculatura.
O padrão recomendado para o FST-7 é a seguinte divisão:

Segunda - A – Bíceps e Tríceps, Panturrilhas
Terça - B – Pernas
Quarta – OFF (descanso)
Quinta - C – Peitoral e Tríceps
Sexta - D – Costas e Panturrilhas
Sábado - E – Ombros e Bíceps
Domingo – OFF (descanso)

Este treinamento deve ser feito apenas por praticantes de musculação que tenham experiência em treinamentos e já tenham feito outros tipos de treinamento como pirâmides, drop-sets, bi-sets, tri-sets e etc.

"Trabalhe os músculos não o peso!" - Jay Cutler


Um grande Abraço!!
Mitsuo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário