segunda-feira, 4 de julho de 2011

Treinamento Funcional - Core 360°



Bom pessoal dia 25 e 26 de Junho realizei em Campo Mourão a Fase 1 e 2 do Treinamento Funcional da Core 360º, que em particular gostei muito do curso, no qual entrei com uma idéia e sai totalmente idealizado de outra forma, que me deixou totalmente motivado hehehe e hoje venho trazer a vocês um pouco sobre esta tendência que vem entrando cada vez mais forte no mundo fitness, que não é nada nova, treinamento funcional se refere à funcionalidade do corpo, sendo que isso sempre existiu, deste os momentos de sobrevivência dos povos antigos até hoje no nosso próprio cotidiano. Se pularmos para o passado, quando nos lembramos dos gregos, ou melhor, dos gladiadores, que se preparavam para os combates nas escolas de treinamento chamado Ludus, eles já praticavam o treinamento funcional, tentando melhorar suas capacidades físicas, o equilíbrio, sua agilidade e velocidade, a força, a resistência o tempo de reação para os golpes e esquivas. 

Os Gladiadores utilizavam o Treinamento Funcional
Tudo isso se encaixa no treinamento funcional, mas é lógico hoje temos novas técnicas muito mais eficientes que no passado, e hoje este treinamento não é apenas para atletas, e sim para as pessoas simples que realizam tarefas comuns, e é focado a crianças, adultos, idosos, deficientes físicos, enfim qualquer pessoa pode e na minha opinião deve realizar este treinamento.

Mas porque? ele é diferente dos métodos de treinamento que são feitos em academia? Para aquelas pessoas “viciadas em academia” que buscam e principalmente focam apenas em um objetivo, como exemplo o ganho de massa ou perda de peso, isso não atrapalharia em seus resultados? Bom, respondendo a primeira pergunta, podemos responder todas as outras. Primeiramente com o treinamento funcional pela visão do Core 360° os pontos fundamentais para o trabalho do corpo é o CORE que significa centro, ou seja, o centro do nosso corpo que produz força, estabilidade e manutenção de alinhamento. Então para deixar mais claro um exemplo, como o treinamento funcional treina o centro de estabilidade do nosso corpo, um corpo mais estável consegue produzir mais força de um que tem instabilidade, e isso influencia em todas as extremidades do nosso corpo.
O treinamento funcional trabalha outras funções como prevenção de lesão, o desenvolvimento de sistemas energéticos, como a queima de calorias, o ganho de massa, como também o fortalecimento do core, trabalha a coordenação e o tempo de reação, tudo isso é trabalhado não em todas as sessões mas que nunca deixem de ser exercitados, divididos em uma planificação. Este treinamento idealiza deixar o corpo mais inteligente, ou seja, não apenas um corpo forte, ou rápido, ou flexível, mas sim deixar o corpo forte, veloz, resistente, equilibrado e ágil.

Agachamento também é treino funcional

 A imagem que vem de um treinador Funcional seria de primeiro momento de vocês um cara segurando uma Bola de Ginastica, certo? Hahahaha antigamente eu tinha essa visão também, mas não é isso, utiliza-se as bolas de ginástica, pesos livres, halteres, anilhas, elásticos, molas, superfícies instáveis, pode-se adaptar equipamentos, o treino funcional também utiliza os exercícios tradicionais e métodos que são usados na academia, aquele supino, aquele agachamento ou a remada que o danado faz na academia com o dobro do peso do corpo, também é o treino funcional. O que muda de um treino funcional para o outro é o individuo, e nisto é feito a prescrição individualizada para as características de necessidade de cada um.
                                                                 
                                                        Abraço e Bons treinos! 
                                                                      Mitsuo.


Um comentário:

  1. Mitsuo! Muito bom o blog doutor, esse é meu email pra contato: yah.cia@gmail.com

    Abraço!

    ResponderExcluir